sexta-feira, 11 de agosto de 2023

MECANISMOS IMUNOLOGICOS DA NEUROCISTICERCOCE

NEUROCISTICERCOCE

Autoras: Carolina de Souza Gardenghi (Mestranda PPIPA), Débora Karolla de Freitas Oliveira (Mestranda PPIPA)

 A neurocisticercose (NCC) é uma doença grave causada pela infecção do sistema nervoso central pela larva da Taenia solium, conhecida como cisticerco. É a principal causa de epilepsia adquirida, afetando aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo (CDC, 2021). Durante a NCC, as respostas imunes celulares são diversas e distintas, desempenhando um papel importante na limitação da progressão da doença. Após as larvas se estabelecerem no tecido cerebral, geralmente há um período de vários meses ou anos antes do surgimento dos sintomas devido a capacidade do parasito de evadir e suprimir o sistema imune do hospedeiro. 

Com o passar do tempo, o cisto passa por uma série de estágios de involução, nos quais ocorre a degeneração dos mesmos no tecido cerebral, desencadeando uma resposta inflamatória caracterizada pelo aumento na produção de IL-1B, TNFα e IFNγ. Essa resposta inflamatória é seguida por uma ativação intensa de células, como os astrócitos, presentes na barreira hematoencefálica. A ativação descontrolada dessas células rompe a junção e a formação de canais transendoteliais, comprometendo a integridade da barreira e permitindo a infiltração e migração de leucócitos para o espaço subaracnóideo e parênquima cerebral, possibilitando o contato das células imunes com os cisticercos.

 Ao longo da resposta inflamatória, os cistos são cercados por um granuloma maduro composto por células gigantes multinucleadas, além de uma camada fibrosa rica em colágeno e um infiltrado de leucócitos, macrófagos, células T, células B, plasmócitos, neutrófilos, mastócitos, eosinófilos e microglia cerebral. Essa infiltração de células imunes no cérebro pode levar ao aumento da pressão intracraniana, representando uma das complicações mais graves e potencialmente fatal.


Referências Bibliográficas

 CDC, 2021. Neurocysticercosis: A leading cause of acquired epilepsy worldwide. Disponivel em: https://www.cdc.gov/parasites/features/ncc_cme_feature.html 

Prodjinotho UF, Lema J, Lacorcia M, Schmidt V, Vejzagic N, Sikasunge C, et al. (2020) Host immune responses during Taenia solium Neurocysticercosis infection and treatment. PLoS Negl Trop Dis 14(4): e0008005. https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0008005 

Nenhum comentário:

Postar um comentário