quarta-feira, 4 de novembro de 2020

ASPIRINA E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

 Autores: Fernando William Moreira Santana (Mestrando PPIPA) e Alessandro Sousa Corrêa (Doutorando PPIPA)


As propriedades químicas do ácido acetilsalicílico (ASA), também conhecido como aspirina, um anti-inflamatório não esteroidal, têm demonstrado efeitos importantes na área farmacológica. Estudos recentes também demonstraram que a aspirina está relacionada com a modulação do sistema imune, modulando componentes da resposta inata e adaptativa. 

            A quimiotaxia, um processo de passagem de células do sistema imune para os tecidos, pode ser afetada pela aspirina. Na presença desse medicamento no sangue, ocorre a supressão da expressão superficial de moléculas de adesão vascular, diminuindo a quimiotaxia e a resposta imune em diversos tecidos.

         Quanto aos linfócitos T, a aspirina atua impedindo o recrutamento dessas células e, também, diminuindo a produção de Interleucina-4 (IL-4), uma importante citocina para uma resposta do tipo Th2. Experimentos in vivo, inoculando pequenas doses de ASA em camundongos, indicaram um decréscimo na contagem de células T, indicando que esse medicamento pode estar associado com uma menor proliferação de células T.

            As células dendríticas também sofrem efeitos do ASA, que inibe a liberação de  citocinas pro-inflamatórias, diminui a apresentação de antígenos por essas células, retarda a diferenciação das células mieloides e, em altas doses de aspirina, inibe a apresentação de antígenos via complexo de histocompatibilidade 1 e 2 (MHC de classe 1 e 2).

            Já nas células T regulatórias, que desempenham um papel importante no controle da resposta imune, a aspirina apresenta um papel de exacerbação na proliferação dessas células. Com o número de células T regulatórias aumentada, pode ocorrer uma supressão do sistema imune, diminuindo a resposta a um possível microrganismo invasor.

Figura 1. Representação dos efeitos da aspirina no sistema imunológico.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Hussain, H., Javeed, A., Ashraf, M., Zhao, Y., Mukhtar, M. M. & Rehman, M. U. (2012). Aspirin and immune system. International Immunopharmacology, v. 12, p. 10-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário