terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Receita para uma Boa Imunidade

Autora: Priscila Romano Raimundo (Biomedicina/UFU)
Editora: Vanessa dos Santos Miranda (PPIPA/UFU)


Ingredientes:
- 2 xícaras grandes de boas gargalhadas
- 500g da sua programação/atividade favorita
- 200 ml de momentos simples, mas satisfatórios
- uma pitada de loucura, pra realçar o resultado
Modo de Preparo:
Misture tudo até atingir o ponto da felicidade e ingerir, se possível, todos os dias.
OBS: Não pode ser feita a substituição da sua atividade favorita, por provas de final de semestre.
Se você seguir a receita de modo correto, irá sentir um gostinho de IgA. Agora, se você sentiu um amargor de cortisol, alguma coisa foi feita errada.
Quem nunca ouviu a famosa frase: “Rir é o melhor remédio”?  Pesquisadores comprovaram que a sua vó, mãe, tio etc estavam certos! A felicidade influencia beneficamente no nosso sistema imunológico, por provocar um aumento na concentração de IgA salivar e aumentar os níveis de linfócitos TCD4+. Há relatos de que as células NK (aquelas que de mau só tem o nome) têm uma concentração aumentada, mediante às gargalhadas. Os estímulos por emoções positivas chegam no sistema límbico, o qual diminui a liberação de corticotrofina pelo eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal e consequentemente diminui a liberação de cortisol  (isso, aquele hormônio que te dá um branco na hora da prova ), assim, o sistema imunológico não é prejudicado pelo hormônio do estresse.
Já o oposto da felicidade, a depressão, causa uma má influência sobre o sistema imunológico.  Pessoas com artrite-reumatoide, por exemplo, em sua maioria, apresentam a depressão, mas há uma explicação para isso. O perfil das citocinas de uma pessoa depressiva muda para pró-inflamatório, o qual ativa o eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenais, aumentando a liberação de glicocorticoides, que diminuem a atividade das células NK e a expressão de mitógenos, além de reduzir a proliferação de linfócitos. Porém, o contrário também pode ocorrer! A corticotrofina induz a secreção de citocinas pró-infamatórias, causando uma diminuição do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina (“hormônio da felicidade”) levando à depleção deste neurotransmissor (quadro da depressão), e assim, o ciclo vicioso se completa.
Que tal começar potencializar a prescrição do seu médico com essa receita da felicidade?

5 comentários:

  1. Uau, esse é o melhor texto de imunologia que já li! Divertido e inovador.

    ResponderExcluir
  2. Super criativo!! Adorei...

    ResponderExcluir
  3. Ahahahaha amei o texto, a forma divertida que foi escrito deixa a leitura mais leve

    ResponderExcluir
  4. Texto com informações bem interessantes e apresentado de forma leve. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza foi feito da melhor maneira, de um jeito descontraído sem deixar os pontos importantes de lado. Meus Parabéns. Obs: escolheu as melhores imagens para fortalecer mais a mensagem do texto kkkk

    ResponderExcluir