segunda-feira, 28 de maio de 2018

O que é Dermatite atópica?

Autor: Hellen Dayane Silva Borges (Doutoranda PPIPA)
Editor: Vinícius José de Oliveira (Doutorando PPIPA)




      A Dermatite atópica é uma doença crônica e inflamatória da pele. A patogênese da doença envolve interações entre susceptibilidade genética, alterações da barreira epitelial, fatores imunológicos e ambientais. Os sintomas geralmente aparecem antes dos 5 anos de idade e podem desaparecer no período da adolescência. Os indivíduos que apresentam a doença apresentam uma pele extremamente seca e sofrem de períodos de remissão marcados por recidivas inflamatórias agudas caracterizadas pelo aparecimento de lesões de pele intensamente pruriginosas ou pápulas eritematosas.


     Sendo considerada uma das dermatoses mais comuns, a Dermatite atópica apresenta alta prevalência mundial e pode ser gatilhada por alérgenos comuns e difíceis de evitar como, por exemplo, os ácaros da poeira domiciliar. Neste contexto, a pele é um órgão de extrema importância, destacando-se o envolvimento de 4 elementos:

  • Barreira física: Representada pela epiderme, funciona como um mecanismo de defesa primária contra agentes externos.
  • Barreira química: Composta por uma variedade de moléculas, incluindos os peptídeos antimicrobianos clássicos (AMPs), proteínas da família S100 e a filagrina. A filagrina em associação com aminoácidos hidrofílicos formam o fator de hidratação natural, que desempenha um papel essencial para regular a atividade de proteases, a permeabilidade da barreira cutânea e a defesa antimicrobiana.
  • Microbioma da pele: Exerce um papel de competição in situ com bioagentes patogênicos.
  • Barreira imunológica: Composta pela resposta imune inata e adaptativa.


     Trata-se de uma doença com importante redução da qualidade de vida do paciente, pois a doença está relacionada ao desenvolvimento de distúrbios de ansiedade e psicológicos, muitas vezes oriundos da vergonha, preconceito e até mesmo das dificuldades de relações sociais devido às características das lesões. Além disso, os indivíduos com DA apresentam restrições com relação à exposição ao sol, algumas condições de trabalho e o prurido, um dos sintomas da dermatite, pode também provocar distúrbios do sono que refletem a importância dessa doença sob o aspecto socioeconômico.



Referências:

KABASHIMA, K. New concept of the pathogenesis of atopic dermatitis: interplay among the barrier, allergy, and pruritus as a trinity. J Dermatol Sci, v. 70, n. 1, p. 3-11, 2013.

KUO, I. H.  et al. The cutaneous innate immune response in patients with atopic dermatitis. J Allergy Clin Immunol, v. 131, n. 2, p. 266-78, 2013.

LEUNG, D. Y. New insights into atopic dermatitis: role of skin barrier and immune dysregulation. Allergol Int, v. 62, n. 2, p. 151-61, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário