segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Lúpus: um mal a ser elucidado

Por: Luiz Paulo Chaves de Souza
Editora: Nathalya Pereira Barbosa 
Provavelmente a maioria das pessoas já ouviram falar sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), mas será que sabem o que realmente é? Lúpus é uma doença autoimune de causa desconhecida que pode afetar múltiplos tecidos incluindo a pele, articulações, rins, cérebro, entre outros órgãos.



Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imunológico de indivíduos acometidos pelo Lúpus ataca os componentes do próprio organismo. Essa autoimunidade resulta em diferentes manifestações clínicas incluindo manchas nas porções da pele expostas ao sol, inflamação nas articulações, febre, dor muscular, trombose, insuficiência renal e complicações cardíacas.
Embora a causa do LES não seja conhecida, acredita-se que a combinação de fatores genéticos e ambientais seja necessária para o desenvolvimento dessa doença. Infecções virais, uso de certas drogas, deficiência de vitamina D e exposição a radiações são exemplos de fatores de risco para o desenvolvimento do Lúpus. O diagnóstico é difícil e envolve a detecção de anticorpos auto reativos e testes laboratoriais. Não existe cura para o LES. O tratamento é variável e deve ser determinado pelo médico responsável. Anticoagulantes, corticoides e outras drogas imunossupressoras são fármacos utilizados no tratamento. A expectativa de vida é baixa para pessoas com LES. Esse fato se deve principalmente ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares, a maior causa de morte entre esses pacientes.
Boa parte das características clínicas da doença já foram elucidadas, mas é necessário um maior esforço para a identificação dos fatores genéticos e imunológicos. Assim, será possível encontrar marcadores específicos, que facilitarão o diagnóstico e o tratamento do LES.

Referências:
OPARINA, N. Y. et al. PXK locus in systemic lupus erythematosus: fine mapping and functional analysis reveals novel susceptibility gene ABHD6. Clinical and epidemiological research, 2014.
 OHL, K., TENBROCK, K. Regulatory T cells in systemic lupus erythematosus. European Journal of Immunology, 2015.
 GHODKE-PURANIK, Y., NIEWOLD T. B. Immunogenetics of Systemic Lupus Erythematosus: A Comprehensive Review. Journal of Autoimmunity, 2015.
 ADINOLFI A., VALENTINI E., CALABRESI E., TESEI G., SIGNORINI V., BURSOTTI S., TANI C. One year in review 2016: systemic lupus erythematosus. Clinical and
Experimental Rgeumatology, 2016.
 http://www.reumatologiaavancada.com.br/doencas-reumaticas/lupus/
http://www.amaissaude.com.br/medicos/boletim-medico/pages/comoinvestigar-autoimunidade.asp 



Nenhum comentário:

Postar um comentário