segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Como organizar o seu tempo para escrever?

Por: Caroline Martins Mota (PostDoc UFU/PPIPA)
Editor: Heber Leão Silva Barros (Doutorando/PPIPA)



Desde que ingressei na carreira acadêmica, como pesquisadora, tenho dificuldades de organizar meu tempo para escrever os meus artigos científicos. E pela falta de um horário para expor os meus resultados e poder publicá-los, o trabalho acaba perdendo a novidade e o impacto dos dados que eu e meus colegas tanto nos dedicamos a desvendar e compreender. Por simplesmente me dedicar mais vezes às atividades de bancada, por horas e horas, dias e dias estudando, planejando e realizando os experimentos, me esqueci do simples e precioso detalhe de conseguir um tempo e me organizar para escrever os meus resultados. O que é fundamental! Pois, apesar de trabalhar tanto, nossa produtividade é medida pelos artigos publicados e sua qualidade. E mesmo sabendo disso eu simplesmente não conseguia me organizar para escrever. E fico furiosa quando publicam um dado que já tenho comigo. Seja por pesquisadores já expô-los antes ou comigo mesmo por ser tão lenta e muitas vezes desorganizada, por não conseguir escrever os meus dados e publicá-los a tempo. No entanto, me deparei recentemente com uma publicação na revista Science que quero compartilhar com vocês. O título do estudo já conta o simples e eficaz segredo para escrever “The 1-hour workday”. Nele o pesquisador Jeffrey J. McDonnell compartilha que devido a agenda repleta, sofria desse mal que a maioria de nós pesquisadores sofremos, a falta do precioso e sagrado tempo de escrever o artigo. McDonnell estava intrigado por seus colegas sempre publicarem com regularidade. Quando os questionou qual era o segredo, descobriu que eles priorizavam fazer pequenas quantidades de escrita focada todos os dias. Então, ele adaptou essa abordagem a sua rotina, desenvolvendo sua própria versão chamada “Uma hora de trabalho diário”. Durante o período da manhã, quando se tem o maior controle do tempo e mente mais descansada, sua primeira atividade do dia é escrever cerca de uma hora. Segundo McDonnell, o ritual diário de escrita o ajuda a melhorar o desempenho, pois as ideias fluem melhor, o mantem focado e melhora a qualidade da sua escrita, tornando o processo mais agradável e com a satisfação de dever cumprido.
Espero que curtam e façam bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário